segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Concerto do dia 26 de agosto de 2009

Música na Escola de Música
Apresenta
MARÍLIA ÁLVARES E CONSUELO QUIREZE
CANTO E PIANO


Goiânia, 26 de agosto de 2009
Teatro da EMAC – UFG
9h20

PROGRAMA


C. Gomes (1836-1896)
Quem Sabe?
Conselhos

J. Ovalle (1894-1955)
Azulão

H. Villa-Lobos (1887-1959)
Lundu da Marquesa de Santos

F. Vianna (1896-1976)
Toada No. 3

F. Mignone (1897-1986)
As Treis Pinta

L. Fernandez (1897-1948)
Dentro da Noite

M. Santos (n. 1931)
Canção de Amor

C. Guarnieri (1907-1993)
Canção Ingênua .

W. Henrique (1905-1995)
Matintaperera
Senhora Dona Sancha

F. Cupertino (n. 1959)
Contrastes do Amor

B. Oliveira (1908-1993)
Maria Macambira
Naquela Tarde




Marília Álvares - Graduada em Canto pela EMAC da UFG, Mestre em Performance Vocal pela University of Wyoming e Doutora em Artes Musicais pela University of Nebraska, USA, da qual recebeu o “Certificado de Reconhecimento por Contribuição a Estudantes” em Janeiro de 2004. Marília é detentora de diversos prêmios em concursos nacionais, dentre os quais estão 1o lugar no I Concurso da Interpretação da Canção de Câmara Brasileira (São Paulo,1989), 2o lugar e 1o (opinião do júri popular) no II Concurso Nacional de Canto (Brasília, 1994), 1o lugar no III Concurso Nacional de Canto (Ouro Preto - MG,1995), dentre outros. Recebeu, recentemente, do Governo de Goiás, a honra da Comenda do Mérito Anhanguera. Marília Álvares é considerada uma das melhores intérpretes da Canção de Câmara Brasileira de seu país, e por várias vezes levou a Canção Brasileira aos palcos dos Estados Unidos da América. Em dezembro de 2008 defendeu sua tese de doutorado sobre a dicção e pronúncia do Português Brasileiro ilustradas por uma seleção de canções de Francisco Mignone. Marília Álvares tem várias participações em CDs como “Canções Alemãs e Brasileiras – Música de Câmara Vocal” e “Música Sacra Brasileira” (Paulus), “Cantorias de Natal” e “Lento Acalanto” (Stella), além de um álbum solo “Canta Minh’alma”, de música sacra (Stella). Como professora tem sido convidada a ministrar master classes, por várias ocasiões, em seu estado Goiás e em outros locais do Brasil como Araçatuba, SP, Londrina, PR, Recife, PE, Maceió, AL e São Luis, MA. Professora Assistente na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás, leciona as disciplinas Canto, Dicção e Fonética, Música de Câmara, e Música e a Arte do Ator.

Consuelo Quireze – Bacharel em Piano e Licenciatura em Música, especialista em Didática do Piano e Interpretação Musical com Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça,e Mestre em Música-Performance pela EMAC – UFG. A pianista tem se apresentado em Goiás, em várias cidades do Brasil e no exterior como solista e camerista, a exemplo de concerto na Embaixada de Portugal em 1998, quando da homenagem ao Prêmio Nobel de Literatura José Saramago. Desde 1998 forma um duo pianístico com Maria Lúcia Roriz, com programas dedicados principalmente à divulgação da música brasileira. Com o soprano Marília Álvares também se dedica à performance da Canção de Câmara Brasileira e Internacional. Consuelo tem se apresentado em várias salas de concerto e teatros em seu estado, nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, dentre outras, bem como em Ottawa e Montreal, no Canadá. A pianista gravou, a pedido do Museu da Imagem e do Som do Estado de Goiás, a trilha sonora para um documentário sobre a historiadora e folclorista Regina Lacerda, de autoria do compositor Fernando Cupertino, com quem também forma o Duo Terra Brasilis com intensa atividade no Brasil e no exterior. Registrou em CDs obras pianística e de câmara de Cupertino, e, recentemente, fugas de J. S. Bach, ambos pelo Estúdio EMAC. Atualmente é coordenadora do curso de Graduação em Piano da EMAC, e leciona as disciplinas Piano, Música de Câmara, e Didática do Piano. É consultora do Projeto “Concertos em Série” da Fundação Jaime Câmara e conselheira do Centro de Estudos Profissionalizantes Basileu França. Em 2005 o Governo de Goiás outorgou-lhe a Medalha do Mérito Anhanguera. É Membro Titular da Academia Nacional de Música, onde ocupa a cadeira de no. 81.

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