terça-feira, 17 de março de 2009

para melhor entender o concerto do coro de câmara

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
FORMAÇÃO DE PLATEIA EM MÚSICA
Profa. MS. Gyovana Carneiro



O Papel do Regente

O regente ou maestro fica em frente à orquestra ou coro para que todos os músicos o vejam bem!
O regente é fundamental para extrair a sonoridade de uma orquestra ou coro. Dele depende a harmonia do conjunto e o caráter que ele pretende atingir com a obra interpretada.



O Coro
O coro que iremos ouvir é um conjunto de vozes femininas e masculinas assim classificadas:

VOZES FEMININAS

SOPRANO: voz feminina alta, aguda
MEZZO-SOPRANO: voz feminina intermediária entre o contralto e o soprano
CONTRALTO: é a mais baixa e grave das vozes femininas

VOZES MASCULINAS

TENOR: mais alta e mais aguda das vozes masculinas
BARÍTONO: termo originário do grego que significa ”tom grave”, é a categoria intermediária das vozes masculinas entre o tenor e o baixo

BAIXO: voz masculina mais grave

MÚSICA SACRA
MISSA; A missa católica romana, desde os finais da idade média, era habitualmente executada no estilo polifônico e dividida em duas partes: ordinário[1] e próprio[2]. A missa como forma musical é a composição musical que utiliza os textos do Ordinário.

KIRIE senhor tende piedade de nós

GLÓRIA Gloria à Deus nas alturas

CREDO creio em um só Deus criador do céu e da Terra

SANCTUS Santo, santo, santo é o senhor Deus do Universo

AGNUS DEI cordeiro de Deus

[1] Ordinário, é a parte da missa cujo texto nunca muda.

[2] Próprio, é a parte da missa com textos que seguem as festas do ano litúrgico.

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