UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
FORMAÇÃO DE PLATEIA EM MÚSICA
Profa. MS. Gyovana Carneiro
O Papel do Regente
O regente ou maestro fica em frente à orquestra ou coro para que todos os músicos o vejam bem!
O regente é fundamental para extrair a sonoridade de uma orquestra ou coro. Dele depende a harmonia do conjunto e o caráter que ele pretende atingir com a obra interpretada.
O Coro
O coro que iremos ouvir é um conjunto de vozes femininas e masculinas assim classificadas:
VOZES FEMININAS
SOPRANO: voz feminina alta, aguda
MEZZO-SOPRANO: voz feminina intermediária entre o contralto e o soprano
CONTRALTO: é a mais baixa e grave das vozes femininas
VOZES MASCULINAS
TENOR: mais alta e mais aguda das vozes masculinas
BARÍTONO: termo originário do grego que significa ”tom grave”, é a categoria intermediária das vozes masculinas entre o tenor e o baixo
BAIXO: voz masculina mais grave
MÚSICA SACRA
MISSA; A missa católica romana, desde os finais da idade média, era habitualmente executada no estilo polifônico e dividida em duas partes: ordinário[1] e próprio[2]. A missa como forma musical é a composição musical que utiliza os textos do Ordinário.
KIRIE senhor tende piedade de nós
GLÓRIA Gloria à Deus nas alturas
CREDO creio em um só Deus criador do céu e da Terra
SANCTUS Santo, santo, santo é o senhor Deus do Universo
AGNUS DEI cordeiro de Deus
[1] Ordinário, é a parte da missa cujo texto nunca muda.
[2] Próprio, é a parte da missa com textos que seguem as festas do ano litúrgico.
ESCOLA DE MÚSICA E ARTES CÊNICAS
FORMAÇÃO DE PLATEIA EM MÚSICA
Profa. MS. Gyovana Carneiro
O Papel do Regente
O regente ou maestro fica em frente à orquestra ou coro para que todos os músicos o vejam bem!
O regente é fundamental para extrair a sonoridade de uma orquestra ou coro. Dele depende a harmonia do conjunto e o caráter que ele pretende atingir com a obra interpretada.
O Coro
O coro que iremos ouvir é um conjunto de vozes femininas e masculinas assim classificadas:
VOZES FEMININAS
SOPRANO: voz feminina alta, aguda
MEZZO-SOPRANO: voz feminina intermediária entre o contralto e o soprano
CONTRALTO: é a mais baixa e grave das vozes femininas
VOZES MASCULINAS
TENOR: mais alta e mais aguda das vozes masculinas
BARÍTONO: termo originário do grego que significa ”tom grave”, é a categoria intermediária das vozes masculinas entre o tenor e o baixo
BAIXO: voz masculina mais grave
MÚSICA SACRA
MISSA; A missa católica romana, desde os finais da idade média, era habitualmente executada no estilo polifônico e dividida em duas partes: ordinário[1] e próprio[2]. A missa como forma musical é a composição musical que utiliza os textos do Ordinário.
KIRIE senhor tende piedade de nós
GLÓRIA Gloria à Deus nas alturas
CREDO creio em um só Deus criador do céu e da Terra
SANCTUS Santo, santo, santo é o senhor Deus do Universo
AGNUS DEI cordeiro de Deus
[1] Ordinário, é a parte da missa cujo texto nunca muda.
[2] Próprio, é a parte da missa com textos que seguem as festas do ano litúrgico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário