domingo, 22 de março de 2009

Frédéric Chopin (1810-1849)

Frédéric Chopin (1810-1849)
Frédéric Chopin, Nasceu em 1 de março de 1810 na Polônia e faleceu em 17 de outubro de 1849 em Paris. É conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.Em 1848, Chopin deu seu último concerto em Paris, além de visitar a Inglaterra e a Escócia com sua aluna e admiradora Jane Stirling. Eles chegaram a Londres em novembro, e, embora tenha conseguido dar alguns concertos e apresentações de salão.Ele voltou a Paris, onde em 1849 tornou-se incapaz de ensinar e se apresentar.Sua irmã, Ludwika, que tinha dado a ele as primeiras lições de piano, cuidou dele em seu apartamento na Praça Vendôme, nº 12. Nas primeiras horas de 17 de outubro Chopin morreu.Até 2008 acreditou-se que morreu de tuberculose, estudos de Wojciech Cichy, da Faculdade de Medicina da Universidade de Poznan atribuíram a sua morte a uma fibrose quística[9].Depois do amanhecer, Clesinger fez sua máscara da morte e os moldes de suas mãos.Antes do funeral de Chopin, de acordo com seu desejo ao morrer, seu coração foi retirado devido a seu medo de ser enterrado vivo. Ele foi posto por sua irmã em uma urna de cristal selada, com Cognac, destinada a Varsóvia. O coração permanece até hoje lacrado dentro de um pilar da Igreja da Santa Cruz (Kościół Świętego Krzyża) em Krakowskie Przedmieście, debaixo de uma inscrição do Evangelho de Mateus, 6:21: "onde seu tesouro está, estará também seu coração". Curiosamente, seria salvo da destruição de Varsóvia pelos nazis, em 1944, pelo general das SS, Erich von dem Bach-Zelewski.Chopin havia pedido que o Réquiem de Mozart fosse tocado em seu funeral. Os principais trechos do Réquiem foram compostos para cantoras, mas a Igreja de Madeleine nunca havia permitido cantoras em seu coro. O funeral foi atrasado em quase duas semanas até que a igreja aceitou, contanto que as cantoras ficassem atrás de uma cortina de veludo preto.O funeral foi realizado em 30 de outubro, onde compareceram cerca de três mil pessoas. Os solistas no Réquiem incluíam o baixo Luigi Lablache, que tinha cantado o mesmo trabalho no funeral de Beethoven e que também tinha cantado no funeral de Vincenzo Bellini. Também foram tocados dois prelúdios de Chopin, o nº4 em mi menor e o nº6 em si menor.Chopin foi enterrado, de acordo com seu desejo, no Cemitério Père Lachaise. Junto ao túmulo, a Marcha Funeral da Sonata Op. 35 foi tocada, em instrumentação de Napoléon Henri Reber.[10] Depois, alguns de seus amigos poloneses foram a Paris, com um jarro de terra proveniente de sua terra natal, e a espalharam por seu túmulo, para que Chopin se mantivesse em solo polonês. Sua sepultura atrai numerosos visitantes e é invariavelmente enfeitado com flores, mesmo na calada do inverno.MúsicaA música de Chopin para o piano combinava um senso rítmico único (particularmente o seu uso do rubato), e o uso freqüente do cromatismo e do contraponto. Essa mistura produz um som particularmente frágil na melodia e na harmonia, que são, todavia, sustentadas por sólidas e interessantes técnicas harmônicas. Ele levou o novo gênero de salão do noturno, inventado pelo compositor irlandês John Field, a um nível mais aprofundado de sofisticação. Três de seus vinte e um noturnos foram publicados apenas após sua morte, em 1849, contrariando seus desejos.[11] Ele também manteve formas de dança popular, como a mazurca polonesa e a valsa, a valsa vienense, com uma maior variedade de melodia e de expressão. Chopin foi o primeiro a escrever baladas[6] e scherzi como peças individuais. Chopin também tomou o exemplo dos prelúdios e fugas de Bach, transformando o gênero em seus próprios prelúdios.VALSA A dança de salão mais popular do séc. XIX. Suas origens são obscuras, mas estão ligadas à história de outras danças em compasso ternário, a deutsche (dança alemã) e o ländler do final do séc. XVIII. A valsa cresceu em popularidade no início do séc. XIX, apesar das objeções levantadas por motivos médicos (a velocidade com que os dançarinos rodopiavam pelo salão) e também morais (os casais se prendiam num abraço muito estreito).Hummel foi um dos primeiros virtuoses do piano a compor valsas, e as Variações Diabelli, de Beethoven, foram compostas sob uma simples melodia de valsa. Mas foi Schubert o primeiro grande compositor a produzir música especificamente qualificada como valsa. Um rondo para piano de Weber, (Convite à dança, 1819), antecipa a forma mais tarde adotada pelos principais compositores dessas danças: uma seqüência de valsas, com uma introdução formal e uma coda remetendo a temas ouvidos antes. Essa forma consolidou-se nos anos 1830 com Joseph Lanner e Johann Strauss, pai, e a partir de então a valsa passou a estar indissoluvelmente ligada à Viena, não obstante sua popularidade em toda a Europa.Com os filhos de Strauss, Johann e Josef, durante os anos 1860 a valsa atingiu seu auge como forma de dança, composição musical e símbolo de uma época alegre e elegante. Com a morte de Josef, em 1870, e a mudança de Johann para o campo da opereta, a valsa perdia seus dois maiores expoentes. Seu lugar foi assumido por compositores menores, mas algumas das melhores valsas do séc. XIX vão ser encontradas nas operetas de Lehár, Offenbach, Suppé e Messager. A valsa teve um papel de destaque no balé e em óperas como Eugene Onegin, de Tchaikovsky, La bohème, de Puccini, e especialmente O cavaleiro da rosa, de Richard Strauss. Valsas estilizadas podem ser encontradas em obras instrumentais e orquestrais. Algumas das mais originais são as de Chopin. Os estudos de Chopin.
Os estudos de Frédéric Chopin são 27 peças para piano solo. Elas compreendem duas coleções distintas com doze trabalhos técnicos pianísticos, numeradas como Opus 10 e 25, juntamente com um conjunto de três sem número de Opus.
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