domingo, 21 de março de 2010

Lançamento Obra Coral Henrique de Curitiba


A OBRA CORAL DE
HENRIQUE DE CURITIBA MOROZOWICZ


Lançamento Oficial - Capela Santa Maria
Curitiba, 26 de março de 2010, 21h

PROGRAMA
Obras de Henrique de Curitiba (1934-2008)
I
Collegium Cantorum
Regência Helma Haller

SUÍTE CORAL PRO PACE
Oração pela Paz (1953, 2ª.versão 2003)
Parce Domine (1952)
Agnus Dei (1952)
Aleluia – Amen (2002)
Kyrie (1954)
Domine, non sum dignus (1954)
Dá-nos a Paz, Senhor (2003)


II
CONSTATAÇÃO FATAL (2007)
Ária Cômica para Barítono ou Baixo e piano - 1ª audição
Bruno Spadoni - baixo e Glacy Antunes de Oliveira - piano


III
Madrigal Vocale
Regência Norton Morozowicz

MISSA BREVE, em ritmos brasileiros (1966)
para Coro mixto, Orgão, Trompete e Contrabaixo
Fábio Cardoso - Orgão
Marco Xavier - Trompete
Helio Brandão - Contrabaixo


O Coro Feminino Collegium Cantorum, fundado por Helma Haller em 2000, faz da pesquisa e divulgação da música de concerto brasileira seu destaque em níveis nacional e internacional. Integram o conjunto musicistas que, desta forma, mantém em dia sua própria atuação artística. Ser uma “Oficina permanente de Canto Coral” é sua principal proposta. Em janeiro de 2008 lançou o CD “Ecos da Fé na Alma Brasileira”, do qual faz parte a “Suíte Coral Pro Pace”, de Henrique de Curitiba, hoje apresentada. Direção Artística: Helma Haller - Preparação Vocal: Ana Luisa Vargas - Maestrina Assistente: Ana Cristina Lago - Gerente de Projetos: Maria Herrmann Destefani. Componentes do Coro: SOPRANOS: Ana Luisa Vargas, Naura Sant'Ana, Isabel Cristina Müller, Maria Herrmann, Letícia Pickler, Márcia Tribuzy e Ariadne Staut Melchioreto. MEZZOS: Ana Cristina Lago, Glaucenira Marta Cleto, Lígia Santana, e Nuana Werner. CONTRALTOS: Elisabeth Kozak, Esther Arce Loayza e Madalena Wagner.


O Madrigal Vocale, conjunto vocal fundado pelo padre José Penalva em 1982 e atualmente regido pelo maestro Bruno Spadoni, tem ênfase no canto a cappela, apresentando-se também junto a instrumentistas, grupos vocais e orquestrais, em diversas capitais e centros culturais do país. O grupo cultiva todos os gêneros de música camerística, desde a Idade Média até a Contemporânea.
Em sua formação: SOPRANOS: Renata Gorosito, Sarqa Atiyeh, Danielle Chuman, Virgínia Pimentel, Cristiane Alexandre, Camila Tartar.CONTRALTOS: Samira Haddad, Ana Maria Mello, Cissa Duboc, Elaine Odia. TENORES: Paulo José da Costa, David Leal. Nilceu Nazareno, Lincoln Chaves, Wander GN Jr. BAIXOS: Bruno Spadoni, Dalton Chuman, Hudson Viana, Flavius Meschke.

Organizadora: Glacy Antunes de Oliveira

Pesquisa Documental: Gyovana de Castro Carneiro

Textos: Glacy Antunes de Oliveira e Gyovana de Castro Carneiro

Prefácio: Samuel Kerr

Projeto Gráfico: Alexis Graf Morozowicz

Digitalização: Virgínia Dias Silveira e Helenês Lopes

Produção do CD: Norton Morozowicz

“...um outro aspecto da minha produção é a musica coral.

Eu adoro escrever para coro!

A coisa que mais me satisfaz como expressão musical, é a voz humana.

(Henrique Morozowicz, 2002)


Assim se expressou Henrique de Curitiba Morozowicz ( - 2008), autor de 72 composições corais, digitalizadas, editadas e publicadas em livro produzido sob os auspícios do PAIC - PROGRAMA DE APOIO E INCENTIVO À CULTURA da Fundação Cultural de Curitiba.

O lançamento desta importante publicação para a Música Brasileira ocorrerá, na Capela Santa Maria, às 21h do dia 26 de março corrente; um Concerto Coral marcará a ocasião; composições de Henrique de Curitiba serão cantadas pelo Collegium Cantorum, sob regência de Helma Heller, dileta amiga do compositor e pelo Madrigal Vocale - criado pelo saudoso Pe. Penalva com quem Henrique mantinha relações de amizade e de respeito mútuo - que cantará sob regência de Bruno Spadoni e Norton Morozowicz


O livro de partituras, dedicado à memória de Henrique e à família do compositor, será apresentado pelo Maestro Samuel Kerr, particular amigo de Henrique, e por suas organizadoras, Professoras Glacy Antunes de Oliveira e Gyovana de Castro Carneiro. A primorosa edição teve projeto gráfico assinado por Alexis Morozowicz, filho do compositor e designer de talento reconhecido internacionalmente. Um CD de samples, estruturado pelo Maestro Norton Morozowicz, companheiro fraterno de Henrique, intimamente ligados pela Música, acompanha a publicação.


Ainda no Concerto, será ouvida, cantada por Bruno Spadoni, uma das últimas composições de Henrique de Curitiba: Constatação Fatal, Ária cômica, escrita para baixo ou barítono e piano, com texto inspirado em crônica de José Zokner.


As composições corais ora publicadas atendem subdivisão, proposta pelo compositor, em quatro grandes grupos, a saber: Canções e Madrigais a capella, Canções e madrigais para vozes iguais a capella, Formas maiores de inspiração religiosa ou vivencial a capella ou com instrumentos e outras formas menores, também a capella, inspiradas em Música religiosa.

HENRIQUE DE CURITIBA MOROZOWICZ

Em fevereiro de 2008, a morte de Z. Henrique Morozowicz, Henrique de Curitiba, um dos mais importantes compositores brasileiros da atualidade, entristeceu família e amigos e significou profunda perda para a Música do Brasil.


Vale ressaltar que composições de Henrique de Curitiba estão incluídas em aproximadamente 42 LPs e/ou CDs, com gravações realizadas em Curitiba, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro, Londrina, Brasília, Goiânia e também no exterior, na Alemanha, Bélgica, Holanda, nos Estados Unidos, na Argentina e na Itália.


Destaca-se a amplitude e diversidade da produção - instrumental, vocal, coral e orquestral - deste compositor paranaense. Suas obras estão editadas em vários países, além do Brasil e impressiona a quantidade e qualidade de suas 59 composições corais.

Henrique de Curitiba teve seu Catalogo de Obras “Henrique de Curitiba Morozowicz” publicado primeiramente em 1977 pelo Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores e em 1997 foi lançado em Curitiba o Catalogo Temático: Henrique de Curitiba organizado pelas pesquisadoras Liana M. Justus e Miriam C. Bonk.

Dono de personalidade singular, marcante, elegante, que impressionava pelo amplo conhecimento, Henrique Morozowicz, que era pianista, organista, professor, compositor, passou a ser conhecido como Henrique de Curitiba desde 1954 quando foi para São Paulo estudar piano com Henry Jolles e composição com H.J.Koellreuter.

Henrique de Curitiba era pianista, organista, professor, compositor e músico exigente que exerceu funções administrativas importantes para a Música do Paraná como a Direção da EMBAP , Coordenador do Curso de Educação Artística da UFPR, Presidente da Sociedade Pro - Musica de Curitiba, Coordenador da Programação Nacional de Musica (FUNARTE/UFPR), Membro do Conselho Estadual de Cultura do Paraná.

MAESTRO SAMUEL KERR

Samuel Kerr foi regente da Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, de 1972 a 1982, e Diretor da Escola Municipal de Música de 1972 a 1975, em São Paulo.

Regente Titular do Coral Paulistano ganhou o Prêmio APCA 1992 como Regente Coral.
Professor aposentado do Instituto de Artes da UNESP, tem marcado sua carreira artística em trabalhos de corais, experimentando novos recursos de expressão, seja no repertório, seja da maneira de cantar. Nesse sentido, foram marcantes seus trabalhos com a Associação Cantum Nobile, Cia Coral, Coral da UNESP e em muitos corais comunitários que tem organizado.

GLACY ANTUNES DE OLIVEIRA é pianista e educadora; Doutora em Música e Pesquisadora do CNPQ; foi Diretora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, de 2000 a 2008; no Mestrado em Música da UFG, coordena a disciplina Música, Cultura e Sociedade; pertence ao Conselho Municipal de Cultura de Goiânia. Hoje, reside em Curitiba.

GYOVANA DE CASTRO CARNEIRO, professora da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG; Mestre em Música, é especialista na promoção de eventos culturais; tem vários artigos publicados, alguns deles especificamente sobre Henrique de Curitiba e sua obra.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Olá Gyovana, sou músico e me interesso por regência e canto coral. Gostaria de saber onde consigo comprar esse livro?
    obrigado.

    ResponderExcluir