terça-feira, 10 de novembro de 2009

Concerto do dia 11 de novembro de 2009

Música na Escola de Música
Apresenta


Dia 11/11
9:20

Luciano Pontes, violino
Luiz Felipe Giunta, piano



Luciano Pontes, violino nasceu em Goiânia em 1984. Iniciou seus estudos musicais com seu pai, aos sete anos de idade, e, aos quinze, passou a receber orientação de Alex Nascimento e Salmo Lopes. Diplomou-se em violino em 2005, com o título de Bacharel em Música - Habilitação em Violino, pela Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, na classe do Prof. Alessandro Borgomanero, com quem estudou por cinco anos. Participou de vários cursos e master classes com renomados violinistas, tais como: Rodolfo Bonucci, Evgenia Popova, Paulo Bosisío, Daniel Guedes, Enio Antunes, Ruben Aharonian, Albrech Breuninger, Lavard Skou Larsen, Carmelo De Los Santos. Foi spalla da Orquestra de Câmara Goyazes por quatro temporadas. Entres as orquestras que se apresentou como solista destacam-se: Orquestra Sinfônica de Goiânia, Sinfônica de Professores do CEP em Artes Basileu França, Sinfônica Jovem de Goiás, Sinfônica da Bahia, Orquestra de Câmara Goyazes e Orquestra de Câmara da UFG. Apresentou-se como recitalista e concertista em importantes salas de concertos pelo Brasil tais como: Teatro Goiânia, Teatro Nacional Cláudio Santoro, Teatro Levino de Alcântara, Teatro Castro Alves, Auditório Cláudio Santoro, Sala São Paulo e Mosteiro de São Bento. Entre os compositores dos quais executou obras famosas com orquestra destacam-se Bruch, Bach, Wieniavski, Mendelssohon, Saint Saens, Beethoven e Vivaldi. Ganhou vários prêmios e venceu vários concursos destacando-se: os primeiros lugares no X Concurso Nacional de Cordas Paulo Bosísio, IV Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia, Concurso Público para a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília na categoria violino; o Prêmio ''Música Viva'', recebido do Maestro Ira Levin pelo seu bom desempenho como spalla da Orquestra Acadêmica do I Festival Internacional de Inverno de Brasília; o Concurso do II Festival Jovem Internacional de Brasília (2007) na categoria solista. Em 2004 recebeu do Conselho de Cultura do Estado de Goiás o diploma de ''Destaque Cultural do ano'‘.
Em 2007 freqüentou as aulas da Academia da OSESP, na classe de violino do prof. Emanuelle Baldini, e se apresentou em inúmeros concertos como violinista convidado junto a esta orquestra, inclusive gravando obras importantes do repertório sinfônico sob a direção do Maestro John Neschling; em 2008 foi spalla da Orquestra do Estado do Mato Grosso, participando de duas grandes turnês pelo Brasil contabilizando mais de 100 concertos como spalla da OEMT, gravou também DVDs e CDs com esta orquestra; em 2009 tem participado de inúmeros concertos como chefe de naipe convidado junto à Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro à convite do Maestro Ira Levin, e como spalla da Orquestra do Estado de Mato Grosso.

Luiz Felipe Giunta, piano iniciou os estudos de piano aos 13 anos em São José do Rio Preto. Em 2001 ingressou na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG e iniciou sua graduação na classe da Prof.ª Maria Helena Jayme, estudando posteriormente com a Prof.ª Lucia Barrenechea, Luiz Medalha e Ana Flávia Frazão. Foi solista frente à Orquestra Sinfônica da Bahia sob a regência de Osvaldo Colarusso em 2005. Luiz Felipe foi premiado em diversos concursos de piano e música de câmara, e se apresentou em várias cidades do Brasil e da Europa. A partir de outubro de 2005, ingressou na Hochschule für Musik Karlsruhe com bolsista do governo alemão. Na Alemanha estudou piano e música de câmara com os Profs. Michael Uhde, Markus Stange, Liedgestaltung na classe do Prof. Matthias Alteheld e concluiu, em 2009, seu Mestrado na classe da
Prof.ª Kaya Han. Desde Maio de 2009 é Professor Substituto na EMAC/UFG.


PROGRAMA


C. Guarnieri (1907-1993)
-Canto N.1
-Encantamento
L. van Beethoven (1770-1827)
Sonata Op. 30 N.1 em Lá maior (1802)
I- Allegro
II-Adagio molto espressivo
III- Allegretto con Variazioni
H. Wieniawski (1835-1880)
Polonaise de Concerto

Nenhum comentário:

Postar um comentário